Inovar para quê?

Pense em uma conquista, ou um fato do qual sente orgulho de ter participado em sua vida. Quais competências e valores precisou usar para obter o resultado em questão? Com certeza dirá algo que exigiu de você um esforço adicional e atributos, tais como garra, coragem, disciplina, dedicação, competência, integridade, companheirismo, liderança, resiliência, perseverança ou atitudes diferentes das usuais. Quando nos sentimos motivados, os problemas e dificuldades que surgem são estímulos à criatividade e inovação, nos conduzindo a transformações significativas, pequenas ou não, que impactam o meio que vivemos. São episódios que nos trazem satisfação.

A criatividade é potencial humano. A inovação é a resultante que surge e possibilita a aplicação na prática, permitindo-nos enfrentar as dificuldades do dia a dia, podendo ser desenvolvida por meio de coisas simples. Fazer caminho alternativo para o trabalho, desenhar, dançar, cantar, combinar peças de roupas inusuais, são atividades que estimulam novas conexões no cérebro, propiciando insights e ampliando a visão em busca de soluções para problemas.

A criança brinca, o tempo todo, com o universo ao seu entorno. Ainda não tem um repertório aprimorado, entretanto, tampas de panelas viram instrumentos de percussão e panos de prato são capas de super-heróis. Já o adulto, mesmo com a sofisticação do vocabulário e vivências, não brinca – resultando em um bloqueio do olhar para novos ângulos e perspectivas.

Ainda que o lúdico contribua para a inovação, mais um fator é determinante para responder à pergunta inicial. O ser humano precisa vencer desafios para sentir-se vivo e feliz, pois eles nos levam à satisfação - que é diferente de prazer. A experiência da felicidade é o desenvolvimento e aplicação de nossas potencialidades, exigindo o máximo esforço que somos capazes, gerando a inebriante sensação de que valeu a pena. O prazer é uma fonte motivadora, mas leva à acomodação. Por exemplo, comer açúcar dá prazer para muitas pessoas, mas não comer e conseguir a saúde desejada gera satisfação. Precisamos refletir sobre o que nos dá significado e vontade para investir energia, foco e concentração profunda, para produzir nossa melhor contribuição para a sociedade. Identificar nossa fonte de satisfação e abraçar a inovação para construir um mundo sustentável. Ser feliz dá trabalho. Nunca foi sorte.

Entre em contato com a Rede VogaCancel reply



Veja o vídeo "Coaching e Mudança", nosso jeito de pensar.