O risco de ser Feliz

Você já voltou para casa triste, com raiva ou decepcionado por ver uma atitude inadequada de cliente, chefe, colega, amigo? Está insatisfeito com alguma pessoa? Conte para ela!

E o contrário? Já sentiu admiração por algo feito por alguém. Conte também!

Estamos abordando o tema feedback. Que não é bronca, não é elogio, não é desabafo, nem conselho. É simplesmente descrever com dados e fatos, o impacto e a mudança que um comportamento específico causou em você, nos resultados ou no ambiente. Por exemplo: “quando você não entregou o relatório combinado eu me senti desrespeitado e não acredito que cumprirá os novos prazos”. Não é verdade sobre o outro, mas apenas o impacto que algo causou em você. Vale para coisas positivas também: “quando você disse que aprecia a minha pontualidade na entrega do relatório eu me sinto valorizado e dá vontade de melhorar cada vez mais.”. Viu como pode ser mais simples do que parece?

Trocar feedback aumenta a performance de um time e fortalece as relações de confiança.

A Dinamarca tem sido apontada como o país mais feliz por anos seguidos. Qual a razão? Além dos elevados índices de educação e saúde, destaca-se o alto grau de confiança que existe entre as pessoas. O comportamento ético garante que ganhe no ranking acima de países mais ricos do que ela.

O feedback, que é sempre apoiado em uma postura ética, possibilita a melhoria contínua dos resultados comerciais, da interação entre as pessoas e maior autoconhecimento. Assim, não perdemos energia com mágoas, picuinhas, rótulos e julgamentos. Reforçamos no outro o que ele tem de bom. Já que as pessoas mais acertam do que erram, distribuiremos mais afagos do que pontos de melhoria, criando um ambiente propício ao engajamento, à alegria e à confiança mútua.

Provavelmente você precisará ser assertivo, dar feedback, perdoar, gerenciar dilemas, dizer alguns nãos, comunicar-se com clareza mesmo em conversas difíceis, abrir mão do prazer em prol da satisfação, fazer o importante com disciplina, além de fazer muito bem feita, sem desculpas verdadeiras, a parte que lhe cabe em cada situação.

Ser feliz é uma escolha, mas dá trabalho.

Entre em contato com a Rede VogaCancel reply



Veja o vídeo "Coaching e Mudança", nosso jeito de pensar.