E agora? O que fazer com o tempo que temos?


Viajo, anualmente, algo em torno de 110 mil km ao ano, em 14 países. Geralmente tenho dois ou três trabalhos internacionais por mês. Em 2020, todos suspensos sem previsão de retomada. E agora José?

Como disse o mestre Carlos Drummond de Andrade, a "festa acabou". O que antes parecia um excesso, agora deixa saudades e.... parece sobrar tempo. Surge uma nova rotina e dimensão do que é respirar, para alguém, como eu, acostumado a viver "por aí".

Rotina é a palavra que, durante anos, me incomodou e eu acreditava que era avesso. Dizia que “a rotina me mata”, “não suporto trabalhos rotineiros e chatos”.

De repente, a realidade é outra. Passei a valorizar a disciplina como algo que nos ensina a ter foco e equilíbrio. Ao longo dos dois últimos anos, percebi que a ausência de uma rotina diária me levava a piorar minha saúde física e mental. Descobri, aos poucos, como ter a mente em equilíbrio, priorizando tarefas, com determinação para executá-las. Consegui diminuir ansiedades e estresses. Ficou mais fácil atingir metas pessoais, físicas de bem-estar e profissionais. Comprovadamente temos um aumento e melhora da nossa capacidade cognitiva quando estabelecemos e mantemos uma rotina de atividades.

E quando temos uma disruptura total de nossa rotina? Situação que boa parte da população vem sofrendo no momento. O primeiro impacto sempre é em nossa saúde mental, pois ansiedade e medo disparam. Fisiologicamente temos um desequilíbrio de nosso relógio biológico. Nosso ritmo se descontrola, alguns dormem mais, outros comem mais, e assim por diante. Em nosso cérebro a região do hipotálamo fica nosso relógio biológico, nosso comando fisiológico e que é influenciado pelo ciclo circadiano ( claro/escuro; atividade/inatividade; rotina de atividades / ausência). Aqui estão todas as informações de qual ritmo o corpo deve seguir. Torna-se essencial estabelecer uma nova rotina para sentirmos que estamos nos mantendo ativos e com uma meta definida.

Esse gerenciamento e reestabelecimento de uma “vida saudável” ajuda nosso cérebro a voltar a trabalhar a favor de sua carreira, seus estudos e sua saúde. O seu circuito cerebral do prazer é acionado e você sente que está tendo pleno funcionamento e sendo desafiado.

Nesse período de confinamento, evite cobrar-se além da capacidade do seu cérebro. Que tal, então, ajudar-se e criar um novo ritmo? Colocar ordem na casa para evitar, ou pelo menos diminuir, a ansiedade por essa quebra total da rotina anterior?

Algumas dicas importantes para ajudar a entrar no ritmo:

1-Defina sua meta. Pode ser aumentar um conhecimento específico, melhorar a saúde física, emagrecer, fortalecer o organismo, aprender algo novo. Ter foco no que quer obter é fundamental para estabelecer sua nova rotina;

2-Não se force a ficar horas seguidas na mesma coisa. Assim sua mente se adapta melhor;

3-Procure equilibrar sua alimentação e atividades físicas;

4-Não avance madrugada adentro e depois acorde mais tarde. Procure dormir e a levantar sempre no mesmo horário.

Mas, “José, para onde?”

Vários sites oferecem dicas do que e como fazer para estabelecer uma nova rotina. Procure algo que seja viável, dentro do seu espaço e contexto atual. O mais importante é saber o que se deseja alcançar neste momento e dar o primeiro passo.

Mantenha-se ativo, alerta e preparado para a nova fase que, com certeza, virá.

Entre em contato com a Rede VogaCancel reply



Veja o vídeo "Coaching e Mudança", nosso jeito de pensar.