Faça a escolha certa


Às vezes queremos acreditar que “o acaso protege quem anda distraído”, mas não é verdade. O planejamento nos ajuda a fazer escolhas e a tomar decisões que nos levam a atingir o nosso objetivo, nossa meta, nossos sonhos.

Planejar é refletir e decidir sobre o que, porque, quando, onde, quem, como, quanto custará? É prever o que pode acontecer; o que é possível evitar; o que é preciso acompanhar de perto para que o sucesso seja mais provável. Corrigir rotas faz parte da jornada e, quando temos um mapa, a estrada assusta menos, lembrando que ele não é o caminho. Optar pela escolha certa de como usar bem o nosso tempo é um diferencial que propicia o sucesso consistente. As grandes realizações são consequência de muita labuta. E, às vezes, optar por sentir prazer nos afasta de uma enorme satisfação. Por exemplo, dormir até mais tarde pode nos dar prazer; acordar mais cedo para fazer um exercício físico e conseguir a saúde desejada nos traz satisfação.

Para isso precisamos ter clareza de qual é o nosso objetivo, pensar em como atingi-lo, decidir o que e como agir. O fundamental é ter autocontrole e disciplina para FAZER. Apenas boas intenções, excelentes ideias não constroem o resultado. É preciso colocar em prática. E como escolher o que fazer se temos muitos problemas urgentes e importantes para resolver? É simples. Use o G.U.T. (gravidade, urgência e tendência).

Primeiro: liste os problemas e classifique cada um atribuindo notas de um a cinco. Gravidade é a intensidade do impacto nos resultados ou na imagem da organização (1 pouco e 5 muito). Urgência é o que exige ação em 2 meses (1), 1 mês, 15 dias, 7 dias ou já (5). Tendência é o tempo provável que o problema: desaparecerá (1), será atenuado, permanecerá, terá piora ou agravará muito (5). Depois é só fazer a conta e identificar os mais relevantes.

Segundo: para qualificar os problemas colha a percepção das pessoas envolvidas. Talvez vejam um ponto que você não tem conhecimento.

E o que mais? Ética, disciplina e determinação.

Entre em contato com a Rede VogaCancel reply



Veja o vídeo "Coaching e Mudança", nosso jeito de pensar.