Carpe diem e amplie seu mundo


Impossível não aprender muito com a experiência de trabalhar no ano de 2018 em 13 países, 03 continentes diferentes e ter conhecido 34 novas cidades. Foram 109 mil km voados e incontáveis horas de conexão em mais de 20 aeroportos. 

Um amigo que mora no Chile, em uma dessas minhas visitas, perguntou-me como aguento esse tipo de atividade. Sem parar pra pensar respondi: “Não sei, acho que eu gosto muito do que faço. Sempre me interessei por geografia, história e cultura de povos diferentes, assim como de falar e me comunicar no idioma de outros locais.” Viajar a trabalho proporciona mais do que novas visões de mundo. Nos dá a oportunidade de vivenciar situações inusitadas e que, muitas vezes, nos levam para muito além da própria zona de conforto. As teorias de administração são as mesmas, pois são globalizadas, mas as maneiras de agir, interagir e fazer as coisas acontecerem podem ser bem diferentes. Isso nos traz flexibilidade de atuação em cada caso.

Muitas vezes algo comum em um local torna-se ofensivo; em outro, uma palavra que é comum pode ter interpretações completamente diferentes, assim como os gestos. Isso desperta a vontade de aprender e também cautela frente a novas interações, pois tudo pode nada usual.


Google Timeline

O mercado de trabalho chama isso de “coleção de sensações”. Eu chamo de experiência de vida, pois cada momento, cada foto que tiro ou cada pratinho de coleção colocado na parede me proporciona, não só recordações e momentos (bons e ruins), mas me traz as emoções vividas. E afinal de contas, o que levaremos dessa terra no momento que morrermos em esse corpo a não ser isso?

Tal experiência ajuda muito nos trabalhos de comunicação intercultural assim como nas sessões de coaching para executivos, pois adiciona um elemento forte chamado vivência e não apenas base científica ou leituras em livros especializados.

Outra coisa que sempre me perguntam é se tenho família, e como faço se viajo tanto. Sim tenho e procuro balancear meu trabalho e estar com eles em todos os momentos possíveis. Uso a tecnologia a meu favor e com isso estamos mais conectados. Além disso, valorizo cada oportunidade que posso de estarmos juntos: após uma sequência de trabalho muito puxada, tiro alguns dias e minha esposa e filho mais novo se deslocam para onde estou. Tenho e gasto milhares de milhas, e assim proporciono a eles um pouco dessa riqueza de conhecerem outra cultura, outro modo, outra oportunidade. Em 2018 foram cinco pequenas férias nesse estilo.

E assim vamos apreendendo que o diferente é apenas diferente e não errado, quando nos deparamos com ações e reações não usuais às nossas e em nosso país.

Aproveite suas oportunidades e faça seu mundo ser um pouco maior em 2019. Tudo depende de seu esforço e preparação para isso acontecer. Se precisar de alguma dica me contate.

Por Carlos Carvalho, consultor VOGA.

Entre em contato com a Rede VogaCancel reply



Veja o vídeo "Coaching e Mudança", nosso jeito de pensar.