Você muda o mundo muda. Tempora mutantur, nos et mutamus in illis.*


O “efeito borboleta”, descrito na Teoria do Caos de Edward Lorenz, diz que o bater de asas de uma borboleta no Brasil pode provocar um tornado no Texas. Tudo no universo está interconectado. Se você mexer em um ponto, outros serão automaticamente impactados.

Fazemos parte de um sistema único: puxe uma ponta e a outra também se move. Se você melhora, o seu “entorno” também. Se você sorri, o outro sorri. O pensamento sistêmico sugere que precisamos agir considerando o todo e as partes. Assim, não é possível ser feliz sozinho – dentro ou fora das organizações. O que você faz de melhor, ou não, impacta e é impactado pelo todo.

Talvez esta interdependência possa nos deixar inseguros sobre qual o controle que temos para atingir o que tão arduamente buscamos, por exemplo, na área de vendas, uma habilidade específica ou adquirir um novo hábito. E é por isso mesmo que alcançar um alvo exige um esforço intencional, com ética, disciplina e determinação. Se fizermos algo muitas vezes, conscientemente, uma hora entramos no “automático” e a ação será natural e espontânea: teremos incorporado um novo hábito, outro aprendizado. Parece tão simples...

Junto com a decisão de mudar, aprender, progredir, é preciso coragem para vencer os medos, a acomodação e, muitas vezes, a bondade para perdoar velhas mágoas, identificar algo que faça sentido para você, um significado especial. Os problemas e situações do cotidiano têm três partes responsáveis: um terço é seu. O segundo terço é do meio ambiente. O terceiro é da outra parte envolvida. Não faz parte do seu 1/3 fazer o que é do outro, mas lhe cabe influenciá-lo para que faça o que deve fazer – além de influenciar o ambiente para transformá-lo. Você pode, mas não deve fazer a parte que não lhe cabe, pois a sua excelência e a da outra parte será comprometida. Entretanto, o que mais se vê por aí é o uso dos dois terços não feitos para não se fazer a própria parte. A grande dica é: se reconhece que precisa mudar, faça 100% da sua parte. Já.

Isto tudo inclui a necessidade de investir energia para obter um ambiente de trabalho saudável. Está cada vez mais divulgado no universo corporativo: as empresas com melhores resultados são as que têm um relacionamento interpessoal adequado. Ambiente alegre inspira os profissionais a trabalharem mais e melhor. Ajuda a fortalecer as relações de confiança.

Quanto maior a confiança, mais rápido e barato um processo, menos entraves. Mas como confiar se não confiamos? Podemos dar o primeiro passo. Buscar diminuir os rótulos que colocamos uns nos outros e perdoar. Uma boa conversa pode ser o começo de uma amizade. Se for isto que você quer, transforme sua vida. Cape Diem**.

* Os tempos mudam e nós mudamos com eles. Ovídio in "Metamorfoses".
** Carpe diem, quam minimum credula póstero: “aproveite o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã”. Horácio Flaco (65 a.C.- 8 a.C.), poeta e filósofo da Roma Antiga, no livro “Odes”.

Entre em contato com a Rede VogaCancel reply



Veja o vídeo "Coaching e Mudança", nosso jeito de pensar.