Comunicação e o senso de esperança


Enquanto estivermos nesse clima de pandemia, estamos todos lidando com o desconhecido!

Todos nós sentimos medo, preocupação e incertezas do tipo: como ficará minha empresa, meu trabalho e o futuro?
Ou dúvidas com relação à equipe: no que as pessoas de meu time estão pensando? Do que elas têm medo? Qual a ansiedade delas?


Muitos de os meus clientes não sabem quando suas equipes irão retornar ao escritório ou o quanto as coisas serão diferentes de agora em diante. Têm um ponto em comum: aumentou a comunicação com a equipe. Relatam a exaustiva e longa jornada online com superiores e times. Alguns parecem que acertaram a mão, outros estão mergulhados em um caos eletrônico de bate-papos e reuniões.

As dúvidas giram em torno de o que compartilhar sobre os mais diversos assuntos que impactam a vida de cada um. E o que sempre, como executivos, foi nosso papel de projetar uma imagem de confiança e decisão, ficou muito mais difícil cumprir. Como atuar frente a mudanças tão rápidas e com tantas informações desencontradas?

As emoções, da maioria, estão afloradas e não temos como as gerenciar, mas podemos minimizar os medos do time. O turbilhão de reuniões online somadas à dinâmica doméstica, torna tudo mais confuso, pois as evidências trazidas pela presença física desaparecem. Bem, vamos por partes então.

A transparência ganha destaque. Seja honesto com sua equipe, expondo o que a empresa sabe, o que não sabe e como a mesma está atuando para lidar com a situação de crise. As pessoas querem ter certeza que a liderança não está “escondendo” informações ou de que só irão saber das coisas quando for tarde demais. É preciso acalmar os medos.

Prepare-se: sua entonação na mensagem deve transmitir positividade. Ressalte as ações, não apenas processos, que estão fazendo para garantir a perenidade e superar o momento.

É preciso despertar o senso de esperança, de que vamos juntos e alinhados, superar o momento.

Como executivo, líder de equipe ou equivalente precisa entender bem o desafio que tem diante de você. Nesses momentos você é a referência da empresa para orientar, apoiar animar e dar o rumo. É a sua “prova da sua liderança” e uma oportunidade única para mostrar sua capacidade de influencia e desenvolver a equipe, com inteligência emocional. Sua maneira de comunicar-se pode se tornar um aprendizado para o “modus operandis” em emergências.

Estabelecer uma estratégia de comunicação ágil e frequente conforme a situação for evoluindo dá a seu time uma sustentação para servir de “estrela guia”. Não basta criar um “Comitê de crise” sem tempo para passar as diretrizes de forma clara para o grupo.

Vi uma boa ação implementada. Na empresa criaram um correio eletrônico para funcionários relatarem suas preocupações e dúvidas sobre a crise. As mensagens são triadas e direcionadas ao comitê de crise. Depois do debate com o board, as respostas são passadas a todos.

Outro exemplo eficaz é estabelecer pequenas reuniões periódicas e individuais para entender os problemas mais prementes. A escuta ativa torna-se essencial, captando o conteúdo em vez de ficar imaginando a resposta ou a solução ideal.

Uma ideia eficaz é o uso de aplicativos de comunicação por toda a cadeia de liderança e cada gestor com sua equipe. Com isso garante-se o alinhamento básico da comunicação e possibilita que um recado ou gravação do gerente geral chegue a todos e da mesma maneira, rapidamente.

As ações acima, com certeza, consomem tempo dos gestores. Mas têm sido úteis e definem caminhos comuns para toda a empresa. Nos momentos de crise é extremamente importante saber quem é seu público (equipe) e qual visão/perspectiva que tem. Não basta olhar a situação apenas pelo olhar da liderança. É necessário ter a famosa empatia (vestir o sapato do outro frente à situação), pense: se você fosse ele o que gostaria de ouvir?

Manter-se centrado e calmo não é fácil, mas seguem algumas dicas:
• Pratique alguns momentos de respiração profunda. • Meditar cinco minutos antes de falar: ajuda a ter foco. • Mantenha-se humilde para admitir que neste momento ninguém tem clareza suficiente de tudo o que está por vir, pois as coisas estão em constante mudança. • Comprometa-se a passar informações atualizadas o mais rápido possível. • Não “jogue panos quentes”, nem encubra notícias duras que estejam acontecendo na empresa.

Essas posturas com certezas ajudarão a construir confiança em momentos turbulentos.

Lembro ainda que você tem um compromisso e responsabilidade com a empresa. Não deve compartilhar coisas confidenciais que ainda não têm sinal verde para fazer, mas pode ter compaixão com a situação e reconhecer que ninguém gostaria de estar vivendo em tal cenário e que juntos estão tentando fazer o melhor possível frente a tantas mudanças e incertezas para superarem a crise e preparar-se para a retomada.

Para manter a consistência e inspirar sua equipe a ver um foco de luz em meio às trevas a maneira que fizer sua comunicação influenciará o moral de sua equipe. Uma entonação equilibrada e sem extremos gera melhor compreensão da mensagem.

É um bom momento para ressaltar as capacidades de cada um. Afirmar o quanto todos juntos podem ver soluções ou ideias para suportar o momento. Estimule a autoconfiança de seu time, construa comprometimento. Sua mensagem como líder pode gerar unidade e alinhamento com toda a empresa, que é essencial em tempos de crise.

Demostre sua esperança de que todos irão superar a crise e que em longo prazo a recuperação é possível.

Como está a sua comunicação com seu time?

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